Meu pet tem malassezia, e agora?
A malassezia é um fungo, uma micose, que “mora” pele de humanos e animais, e que na maioria das vezes, quando presente de forma equilibrada, é uma inquilina quieta e não gera grandes problemas.
Quando que a malassezia incomoda?
Quando ela decide fazer uma festinha regada a outras doenças de base da pele. Se o menu estiver o aumento da oleosidade de pele ou da cera de ouvido, aí essa inquilina bota pra quebrar na incomodação. Como é o caso de quando ela é acompanhada de outras alergias, com ou sem influência do alimento.
A malassezia então se aproveita destes desequilíbrios, e se reproduz de forma descontrolada, provocando ainda mais coceiras e inflamações, principalmente nas regiões de dobras como axilas, entre os dedos e orelhas.
Então se você ainda está se perguntando “Meu pet tem malassezia, e agora?” lembre-se: a malassezia por si só, é um fungo naturalmente presente na pele, que não incomoda se estiver tudo em ordem. Entretanto se o seu animal estiver lidando com algum outro problema de pele, aí chama a síndica (veterinária), que é hora de botar ordem na bagunça!
M.V. Juliana Vieira | Dermatologia Veterinária
Save: nós somos especialistas em medicina veterinária.
Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CRMV-RS 12519, e tendo se especializado na prática da Dermatologia Veterinária no HCV da UFRGS e na clínica de felinos domésticos pela mesma faculdade, a M.V. Juliana Vieira é a única profissional registrada pela SBDV – Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária na região de Passo Fundo.⠀
No atendimento de pequenos animais, Juliana é a responsável da Save por exames e tratamentos específicos da dermatologia, especialidade ampla e em constante evolução, e que exige um acompanhamento próximo.
Seu objetivo como veterinária sempre foi a prática do diagnóstico de evidência, e tratamentos completos, seja ele tópico ou sistêmico.
“É sempre importante se atualizar em qualquer especialidade, ainda mais em uma área em constante evolução como a dermatologia veterinária. Para mim é sempre um prazer aprender mais sobre a minha profissão, e poder oferecer o melhor tratamento para meus pacientes”